segunda-feira, 20 de maio de 2013

RELATÓRIO DA REUNIÃO DO FÓRUM PERMANENTE DE CULTURA DE JALES


Relatório da reunião do Fórum Permanente de Cultura de Jales realizada no dia 26 de abril de 2013 na Casa do Poeta e do Escritor de Jales.

RELATÓRIO

CREDENCIAMENTO:
O credenciamento estava previsto para ser realizado das 19 horas até as 19 horas e 30 minutos nas dependências da Casa do Poeta e do Escritor de Jales, porém este se estendeu até o início dos trabalhos, mesmo após a abertura do Fórum com a apresentação artística.

ABERTURA:
Às 19 horas e 30 minutos os participantes se dirigiram à frente do Centro Cultura Dr. Edílio Ridolfo para assistir a apresentação do Ponto de Cultura TODOROKI TAIKÔ de Jales.


ACOLHIMENTO:
O acolhimento foi feito por Clayton Campos, um dos coordenadores do Fórum de Cultura e representante do Ponto de Cultura Escola Livre de Teatro que cumprimentou os participantes e agradeceu a presença de todos e fez comentário a respeito de movimentos que antecederam este Fórum municipal de Cultura e citou o Fórum Regional e Permanente de Cultura que teve início na cidade de Jales. Clayton agradeceu à prefeita Eunice Mistilides pela presença do Poder Executivo e ao vereador Luís Rosalino pela presença do Poder Legislativo. Em seguida a prefeita Eunice Mistilides fez uso da palavra e cumprimentou todos os presentes, ressaltou a importância do Fórum, disse estar feliz por saber que existem pessoas em Jales que se preocupam com os rumos da Cultura na cidade e afirmou que a prefeitura sempre será parceira e que a Coordenadora de Cultura, senhora Ivani Franco estará sempre à disposição. A prefeita disse querer resgatar o movimento cultural na cidade porque “a cultura de um povo pode avançar uma cidade”. Na seqüência o presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal de Jales, o vereador Luís Rosalino que também cumprimentou os participantes e declarou o apoio do Poder Legislativo ao movimento cultural da cidade.

INÍCIO DOS TRABALHOS:
Zilda Rodrigues, uma das coordenadoras do Fórum fez uso da palavra e falou sobre as várias instâncias de participação popular. Explicou os mecanismos de participação instituídos pela Constituição de 1988 enquanto ferramentas jurídicas, que são: Fórum, Conselho de Políticas Públicas e Conferências de âmbito municipal, estadual e federal.

GRUPOS DE TRABALHO:
Os participantes do Fórum Permanente de Cultura de Jales foram divididos em 05 (cinco) grupos, escolhidos aleatoriamente com o objetivo de discutir a Cultura na cidade de Jales e como provocação foram sugeridas duas questões para os grupos, a primeira “O que reconhecemos como cultura no município?” e a segunda, “O que queremos da Cultura no município? (a curto, médio e longo prazo”

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS DOS GRUPOS:
Representantes de cada Grupo de Trabalho usaram a palavra para apresentar o resultado do que foi discutido nos respectivos grupos e os destaques foram:
- Apoio às Ações Transversais (Cultura e Saúde, Cultura e Educação no Trânsito, etc.)
- Democratização ao acesso aos bens e aparelhos culturais do município.
- Diversificar as atrações culturais atendendo inclusive todas as faixas etárias em eventos tradicionais, como exemplo, a Facip.
- Ampliar as atividades culturais, reaproveitando espaços ociosos na cidade como as praças, centros comunitários, ruas, etc, facilitando o acesso dos moradores.
- Cultura em Rede.
- Atividades de intercâmbio entre os diferentes segmentos de cultura fortalecendo todas as manifestações culturais.
- Valorização dos movimentos culturais existentes na comunidade.
- Ampliar as fontes de recursos financeiros.
- Ser reconhecidos como agentes fazedores de cultura.
- Investir em formação para os diversos segmentos artísticos.
- Reestruturar o Conselho Municipal de Cultura para que seja reconhecido como espaço fixo para discussão de Políticas Públicas voltadas para a Cultura, com infra-estrutura, legitimidade e representatividade através de Câmaras de todos os segmentos culturais.
- Rever a formatação da Lei de Criação do Conselho Municipal de Cultura para que este se adéqüe às exigências para que o Município se adeque ao Sistema Nacional de Cultura.
- Respeito e cumprimento das Diretrizes da 1ª Conferência Municipal de Cultura.
- Realizar Conferência Municipal de Cultura.

ENCAMINHAMENTOS:
Após a apresentação dos resultados dos Grupos de Trabalho os participantes do Fórum Permanente de Cultura de Jales entenderam que para alcançar e buscar realização das demandas elencadas é necessário a realização da Conferência Municipal de Cultura e tiraram como encaminhamento o seguinte:
- Realização da 2ª Conferência Municipal de Cultura, como parte integrante da 3ª Conferência Nacional de Cultura.
- Encaminhar como proposta para o Poder Executivo que a citada Conferência seja realiza na primeira quinzena de junho, ficando a critério da prefeita a escolha do dia para que mesma faça o Decreto de Convocação.
- Data da próxima reunião definida para o dia 17 de maio de 2013 as 19 horas e 30 minutos na Casa do Poeta e do Escritor de Jales.


CLAYTON EDSON CAMPOS
Coordenador do Fórum Permanente de Cultura de Jales


ZILDA RODRIGUES NOGUEIRA
Coordenadora do Fórum Permanente de Cultura de Jales

Nenhum comentário:

Postar um comentário